Blog sobre musica e cinema, nacional e nao so!

domingo, abril 24, 2005

IndieLisboa

Ver post de Marvin, aqui.
Mais info aqui.

Honestamente, nao sei nada sobre este festival, para alem do que li no site. Mas aplaudo estes eventos que finalmente comecam a acontecer!
Para quem gosta de teorias da conspiracao como eu, sera coincidencia que apanha o nosso feriado de 25 de Abril? Ja que estamos numa de novo governo, nova vida etc.. Ha que ter "open mind" e estar aberto a novas possibilidades! Festival de Cinema Independente e Jose Socrates.. A esperanca dos portugueses e a ultima coisa a morrer por isso va, ha que tentar!

15 tiros para o ar:

Blogger Marvin said...

A minha querida Skutria sabe como gosto de si, não quero magoa-la de qualquer maneira, mas infelizmente vou ter que contestar a sua opinião neste post.
É que eventos como este não são assim tão raros nem tão desapoiados pelas grandes instituições como parecem.
São eventos de uma qualidade quase inquestionável, bem organizados e a preços mais do que convidativos (lembro que os ingressos para o indielisboa são de apenas 3 euros por sessão, 3 miseros euros estes que se transformam em apenas 2euros para pessoas com menos de 25 anos, para grupos de mais de dez pessoas, ou para quem vá a multiplas sessões, ou seja quase toda a gente).
E não se pense que acontecem uma vez por outra, porque o IndieLisboa vai agora na segunda edição, tivemos à uns meses o Numero Festival, também em Lisboa, e tivemos em Março o Festival de Cinema e Vídeo Jovem de Espinho (FEST), também com um cartaz fantástico.
Este festivais culturais só padecem de dois pequenos problemas:
são muito pouco publicitados, especialmente fora do espectro dos grandes centros urbanos, e são alvos de uma grande onda indiferença por parte do público jovem em geral.

Mas como é obvio, este problemas não são culpa dos organizadores que a custo tentam dinamizar fora dos circuitos mais "mainstream", mas sim da apatia de um público que se queixa da falta de eventos de qualidade, quando nem sequer tenta descobrir o que realmente se faz cá em Portugal...

10:31 da tarde

 
Blogger Marvin said...

Após conversa com a cara Skutria compreendi que não era o seu intuito minimizar o trabalho feitos pelos organizados destes festivais.
Pela minha raiva mal direccionada peço desculpa...

Seja como for permitam-me reafirmar a minha opinião afirmada no texto atrás.
Para todos aqueles que gostam de classificar Portugal como um país retrogada, de terceiro mundo e para sempre vidrado apenas nos 3 F´s (para os mais distraidos Fatima Fado e Futebol) eu digo:
-Se em vez de criticarem, passarem a vida a assumir o papel de velho do restelo e continuarem á espera do D. Sebastião, mexessem esse rabo e fizessem alguma coisa de útil, talvez ai Portugal deixasse de estar na cauda da europa...

11:12 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

ainda a propósito deste evento:
EXPOSIÇÃO
Kids with cameras
Por ocasião da exibição de BORN INTO BROTHELS, o IndieLisboa traz a Portugal a exposição com o trabalho fotográfico das crianças do filme, organizada pela fundação KIDS WITH CAMERAS. A exposição poderá ser visitada diariamente no Fórum Lisboa, das 13h00 às 01h00.
A não perder mesmo! Segundo uma informação que me chegou mas que não posso confirmar a 100% uma destas crianças foi convidada pela World Press Photo tal não é a qualidade dos seus trabalhos.

5:08 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

"São eventos de uma qualidade quase inquestionável, bem organizados e a preços mais do que convidativos..."

Olha lá ó Marvin, alguém te passou procuração para a defesa da kultura nacional?
Essa da qualidade quase inquestionável dá-me vontade de rir...

5:56 da tarde

 
Blogger Marvin said...

Pois...
Criticar é muito fácil, não é...
Especialmente quando se é anónimo...

Seja como for agradeço que participe, afirme quais são as falhas que considera que estes eventos apresentam, e já agora que nos agrace com uma proposta alternativa ao que é feito pelos organizadores destes eventos, já que considera que as opções escolhidas são assim tão más...

12:27 da manhã

 
Blogger Afonso Henriques said...

Acabado de aqui chegar, regressado que sou das minhas periódicas deambulações pelos blogs do reino, constato que posso dar um achega ao comentário anónimo supra, que por acaso até é meu, só que estava com pressa e foi assim tipo pontapé à meia volta...golo.
Ler o seguinte post, por exemplo:
http://atmosfera.blogs.sapo.pt/arquivo/592971.html

9:23 da manhã

 
Blogger RFCdB said...

Caro Marvin,
Tenho pena em dizer que infelizmente concordo com os comments em resposta ao seu. A verdade e que, em Portugal, ja e um classico tar a espera que as coisas corram mal em eventos como este. "qualidade quase inquestionavel" ou nem por isso nao? Ja tenho reparado que tem a tendencia de oferecer opinioes pouco fundamentadas e que nao sao suas (refiro-me ao incidente envolvendo Rui Veloso..), ha que experimentar o que se critica, senao e o chamado "mandar tiros para o ar".. E aproveito ainda para reforcar que de facto, nao ha assim tantos eventos como este e continuo a dizer que ha que aplaudir e dar credito a quem esta a tentar trazer algum tipo de abertura de cabeca ao comum tuga. Cumprimentos

10:02 da manhã

 
Blogger Marvin said...

Então devo supor que como viu o post a criticar o incidente sobre o filme Sul Coreano, suponho que também deve ter lido o que felicita a longa metragem russa...

Mas em relação ao erro do documentário sul coreano (que eu desconhecia) eu digo:
Só quem arrisca é que se pode dar ao luxo de errar.

Porque qualquer pode dar opiniões (e toda a gente sabe quanto o "tuga" gosta de as dar, especialmente quando é para criticar algo feito cá em Portugal), agora fazer algo para mudar esse estado de coisas é que é mais dificil...

E é isso que os organizadores de eventos tipo IndieLisboa (que devo afirmar que não conheço pessoalmente) tentam fazer.
E garanto-vos, por experiêcia própria, que organizar eventos culturais em Portugal, fora do circuito mainstream, não é algo assim tão fácil...


Daí que se estão assim tão descontentes com o estado de coisas experimentem fazer algo para o mudar, porque meus amigos, dos críticos não reza a história...

Quanto ao Rui Veloso mantenho a minha opinão... lol

11:57 da manhã

 
Blogger Afonso Henriques said...

...olha LÁ Ó MARBIN (HIC) tás oubir...(HIC...hein...olha,
isso qtudiszzzes é uma contradicção (hicc) do camandro...(hic)
pois senão atenta nistaqui:

"E é isso que os organizadores de eventos tipo IndieLisboa (que devo afirmar que não conheço pessoalmente) tentam fazer."

...(hic)...é que snão gonhezzes os gajjjs,

comé que dizzzes uma coisa dessas?
h (hic) ein?...

(...ganda buba, fonix!..!blurp!...aaahhhhhhh....tsc tsc tsc..)

3:57 da tarde

 
Blogger Marvin said...

Épá a sério...

Não os conheço PESSOALMENTE!!!
Mas existe algo intitulado de imprensa, onde vêm informações sobre assuntos.
Não sei se conheces o conceito de "entrevista", faz parte do universo da imprena, onde as pessoas falam sobre assuntos, pessoais ou não, expressam opiniões...
Mais ou menos o que fazemos aqui, mas numa escala maior...

Quanto à validade das minhas opiniões questionadas pela Skutria, eu devo afirmar que ela já me conhece à vários anos, sabe os projectos em que estou e estive envolvido (alguns em que ela também participa) e por isso devia ponderar melhor sobre o comentário que fez...

E uma vez que as pessoas já devem estar fartas desta picardia, eu fico-me por aqui...

4:13 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Quem brinca com o fogo quima-se hein Marvin?

4:55 da tarde

 
Blogger RFCdB said...

Concordo que isto ja ta a ficar um bocado aceso..
So para esclarecer, eu faco parte de um projecto chamado Colina 8 que, esperemos, sera um projecto genial envolvendo varios jovens portugueses, dos quais o Marvin faz parte (da direccao devo acrescentar). Para mais informacao sobre o projecto sigam o link no blog. Ora estando eu envolvida num projecto assim estou (obviamente!!) completamente a favor que se faca mais coisas do genero. Nao percebo o que iniciou a discussao ja que estamos todos a dizer o mesmo. E' dificil organizar eventos destes porque nao ha apoio de ninguem! Quem e que respeita os jovens portugueses com ideias loucas de expandir os seus horizontes? E de facto nao ha assim tantos eventos como isso, e quando ha quase ninguem sabe porque estao mal publicitados e porque ainda ha um preconceito que quem participa e quem assiste a tais coisas sao snobs! Lamento imenso se feri susceptibilidades mas e a minha opiniao, e parece-me que tudo isto foi um mal entendido ja que estamos de acordo Marvin!

5:10 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Monarcas, não podemos viver com eles nem podemos voltar a envia-los po brasil.
Ouve lá ó meu, não tavas melhor em casa a rever aquela gravação que fizeste do casamento da Camilla e do Principe Carlos, em vez de andares prai a irritar o pessoal?

6:04 da tarde

 
Blogger Afonso Henriques said...

Olha olha...um anónimo armado em parvo.

6:50 da tarde

 
Blogger inês said...

xiiiiiiiiiiiiii...

8:46 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 

Powered by Blogger